Não raras vezes, ao longo da investigação policial, os investigados e até mesmo possíveis testemunhas são chamadas para comparecer à delegacia, para prestar esclarecimentos. Esse é um momento primordial da investigação e pode acarretar sérias consequências em eventual processo penal, por isso, é fundamental uma boa orientação neste momento.
Você já deve ter ouvido falar que o indicado nestes casos é contatar um advogado e eu vou te explicar porque isso é tão importante. Primeiramente, o advogado precisará esclarecer se você será ouvido como investigado ou como testemunha. Existem regras diferentes para cada situação.
Depois, será primordial entender qual é o objeto da investigação. Para isso, geralmente, o advogado irá até a delegacia, munido de uma procuração, analisar sobre o que se trata, quais as provas que já foram juntadas pela polícia, em qual fase a investigação está, se existe uma ordem de prisão, etc.
A partir dessa análise, o profissional será capaz de orientar seu cliente, visando sempre o melhor para sua defesa. Em algumas situações, será fundamental que o cliente permaneça em silêncio nesta fase, em outras, prestar os devidos esclarecimentos, pode evitar uma prisão preventiva e até mesmo encerrar o caso ainda no inquérito, reunindo provas que afastem a viabilidade de um futuro processo penal.
É necessário que se preste atenção quanto ao profissional contratado para atuar no inquérito policial, assegurando-se que tenha familiaridade com o direito penal. Sempre lembrando que uma defesa eficaz, na maioria dos casos, tem início na investigação.
Assim, caso você seja chamado para comparecer a uma delegacia, sempre procure um advogado da sua confiança para que você seja devidamente orientado e, com isso, não sofra prejuízos depois.
Por Jaqueline Deuner - Advogada Criminalista
OAB/RS 115.697
Instagram @advjaquelinedeuner
コメント